Páginas

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Simbologia - Circumponto

Há alguns meses escrevi ESTE POST (foi um dos primeiros do Blog) no qual eu falava sobre o Circumponto. Reparei as origens de tráfico e muitos dos meus visitantes aparecem aqui justamente por este bendito post.

circumponto[3][6]Eis que voltei a falar do digno símbolo, deixando aqui tu-do ou quase tudo que aprendi tanto na universidade quanto em livros de literatura e em livros de psicanálise. Vamos lá…

O Circumponto tem diversos significados que variam de cultura a cultura e de tão antigo que é fica difícil dizer com certeza o momento histórico em que ele surgiu. Pode representar o Deus Rá (Deus egípcio), o ouro, o “olho que tudo vê”, a Pedra Filosofal… Não importa o que ele represente, a sua essência é a constante.

Não há forma de falar do Circumponto sem antes falar do Círculo. A maioria dos símbolos faz alusão ao círculo e isso é um tanto óbvio, pois eles vão se modificando de acordo com as concepções e ideias de seu povo. Temos o exemplo do Ouroboros, do Infinito, a Mandala, o Yin Yang, Tríplice… Símbolos egípcios, pagãos, celtas e tantos outros originam do simplório círculo e o circumponto, evidentemente, não é diferente.

ouroborosO círculo guarda na sua forma, independente da interpretação cultural ou religiosa, o seu significado de estabilidade, perfeição, infinito. Ele não tem um começo, não tem um fim nem fragilidade no seu elo e todos os símbolos que se originam do círculo terão na sua essência esses adjetivos. O Ouroboros(imagem), por exemplo, símbolo alquímico(?) originado do círculo perfeito representa evolução e eternidade, ilustrando a Teoria do Eterno Retorno de Nietzsche.

Aos egípcios, o círculo era sagrado por lembrar o formato do ovo, referência à criação do universo.

circumponto.PantheonOs Romanos eram convictos de que o círculo era um símbolo sagrado, e de tão sagrado o botavam no alto de entradas (portas com topo arredondado) de templos religiosos, pois, ao passar por aquele símbolo, ao adentrar aquele símbolo, você passava a estar num lugar sagrado, de culto. No Paganismo Wicca e no Ocultismo o círculo se torna palco e casa de seus rituais basicamente com a mesma proposta da convicção romana acima: quem aqui adentrar estará em um ambiente sagrado. Além, claro, de acreditarem que o círculo é gerador de fluxo para suas cerimônias, rituais… O mesmo acontecia bem antes (suposições de historiadores) no Stonehenge: as pedras estão dispostas como em um ritual.

O Circumponto, círculo perfeito com um ponto ao centro, dentre as “teorias” mais aceitáveis, está a de que em meio ao círculo carregado de todo o simbolismo que acabei de citar (estabilidade, perfeição e infinito) o ponto simboliza o surgimento, o nascimento, o início.

Na Astrologia e Paganismo o Circumponto representa o Sol. A relação do Paganismo e do Sol é a mais estreita possível, já que a religião cultuava a natureza e reservava um dia da semana(domingo) para cultuar única e exclusivamente o Sol.

obeliscoNas Artes e Arquitetura o Circumponto pode aparecer como na vista de cima de Obeliscos, em quadros de Dürer, no afresco “Apoteose” de Brumidi… O Obelisco reforça a ideia de “nascimento” que o Circumponto pode transmitir: a obra em si representa um órgão masculino adentrando na vagina da Mãe Natureza… Me desculpe se acabei com suas ilusões. É a mais pura verdade transmitida em sala de aula!

Tem-se, então, o significado do Circumponto como basicamente a vida, o início. Estão satisfeitos agora? rs

Lembrando que o “alfa”, o gerador é o Círculo!! O Circumponto é uma variação, não menos importante, mas que assim como todos os símbolos originados do círculo, guarda uma essência em comum [com os outros símbolos].

Um comentário:

Isis disse...

Apenas por curiosidade, andei pesquisando em outras fontes na internet, achei repetidas vezes que o circumponto é associado como: " o símbolo da bandeira de Lúcifer. O círculo representa o planeta Terra como reino de satanás. O ponto são os homens, instrumentos a serviço deste reino."
Confirma a veracidade? Obrigada!