Páginas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Simbologia na Arquitetura - Circumponto

Você encontra mais sobre CIRCUMPONTO NESTE POST

Uma das coisas que mais amo na Arquitetura é a simbologia que as antigas construções guardam.

circumponto[3]

Utilizado frequentemente por maçons e pagãos, o circumponto é uma espécie de símbolo  ra1 universal. Ele representa várias coisas em diferentes crenças. Na Alquimia, ele representa o Ouro; no Antigo Egito, representa o Deus Rá(imagem); pode também representar o insight espiritual(também representado pelo “Olho que tudo vê”); a pedra filosofal; os Antigos Mistérios; o instante da criação; Deus… São inúmeras suas traduções.

O crucifixo era utilizado pelos egípcios antes dele se tornar um símbolo cristão (sec.IV). O crucifixo continha um circumponto na intersecção e simbolizava o momento em que Homem e Deus se tornavam apenas um. Os egípcios acreditavam que através do conhecimento e da sabedoria, o homem podia obter poderes divinos como o da cura.

 

Este crucifixo com foi utilizado também pelos Rosa-Cruzes(Franco maçônicos) que RosaCruz substituíram o circumponto por uma rosa de cinco pétalas para mostrar que eles detinham um conhecimento secreto visto como uma fonte de luz.

Para simbolizar o “Secreto”, a Rosa de cinco pétalas(alegoria de circumponto) foi a mais utilizada. Desde os primórdios da civilização, em Roma, quando o governo fazia reuniões ou discutia sobre assuntos importantes, era pendurado uma rosa na porta no lado de fora da sala para simbolizar que estavam tratando de assuntos importantes e até secretos. Sub rosa.

Entre muitos, os lugares em que podemos encontrar o circumponto são no Obelisco de Washington DC, o círculo fica a volta do monumento; no quadro “Apoteose” de Brumini que representa George Washington no círculo se tornando divino assim como o circumponto é (ouro, perfeição, divindade…); no quadro “Melancolia I” de Dürer a qual faz alusão a frustração humana em não conseguir se tornar divino.

Outra aparição do circumponto, a mais óbvia que deixamos sempre passar batido, é a aureola posta nas cabeças das quais artistas tem a intenção de passar uma imagem santificada.

 obelisco satélit Obelisco de Washington DC e a clareza da presença do circumponto.

capitólio apoteose “Apoteose” de Brumidi e o circumponto oculto.

 Melencolia-I-by-Albrecht-Durer2 “Melancolia I” Albrecht Dürer e cimcumponto ao fundo como aurora.

santo_antonio Santo Antônio e aureola; sua cabeça representa o ponto central.

  Vale lembrar que muitas das obras em que se utilizam o circumponto foram feitas por adeptos da maçonaria e do paganismo. Seus reflexos no cristianismo (como mostra foto acima) foram uma adesão sem a intenção de simbolizar o que outras religiões/crenças pregavam, mas sim fazendo referencia ao divino. Contudo, o circumponto tem diversos significados. A distorção de símbolos, alusões e alegorias antigas é inevitável ao longo dos anos.

Fontes: Google, Wikipédia, “Lost Symbol – Dan Brown”

7 comentários:

Unknown disse...

Oi, Tainá. Sou mestranda em teatro, estou escrevendo minha dissertação e nela há um momento em que falo de circumponto, para a minha pesquisa, que é sobre a fundação do espaço sagrado para a atuação cênica, este símbolo é importante. No entanto, tem sido difícil encontrar informações oficiais (fontes e referências) sobre esse símbolo. Você faz afirmações ricas no seu texto, de onde tirou essas informações? Pode me ajudar? Desde já te agradeço.
Abraços,
Amanda.

Tainá Silva disse...

Olá Amanda

Me desculpe a demora em responder sobre seu comentário em meu blog.

Ao final de cada postagem eu divulgo as fontes de consulta. Nesta postagem, infelizmente, há uma fonte bem capenga: um livro de Dan Brown chamado Lost Symbol.

Porém, de lá tirei apenas pilares. Onde aprendi a maioria das coisas ditas no post foi em aulas de História da Arte que tive na graduação com um professor que estudou na Itália.

O círculo é um dos símbolos mais sagrados, há muitas e muitas coisas a serem ditas sobre ele. Se puder ser mais específica quanto a sua dúvida e seu eu souber, responderei com toda certeza. Posso até pedir uma ajudinha desse meu professor.

Ótima semana!

Waltson Leandro Rodrigues dos Santos disse...

Um dos melhores livros que já li , foi o Lost Symbol , na verdade toda essa trilogia do Dan Brown com Codigo da vinci e Anjos e Demonios, fascina demais , Eu tenho alguns livros , fontes seguras , um Almanaque dos Simbolos e o dicionario dos Simbolos os 2 citando momentos historicos e possiveis surgimento de tais simbolos.

Tainá Silva disse...

Compartilhe com a gente os nomes dos livros, autores e editora!

Unknown disse...

Acredito ser um equívoco utilizar como referência bibliográfica uma obra de ficção do Dan Brown. Acho que afirmações tão categóricas merecem, no mínimo, ponderações melhor fundamentadas.

gardeloko disse...

origem na escola de mistérios de babel.. não caiam nessa, é símbolo de adoração a baal.
quanto a dan brown só tenho uma coisa a dizer: uma grande mentira pode ser feita de pequenas verdades... não é a toa que ele é uma das 100 pessoas mais influentes nesse mundo podre. abaixo a nwo.
a paz do Senhor Jesus.

Unknown disse...

Parabéns pelo post, eu tenho este símbolo dentro do meu olho vejo quando olho para o céu usando a claridade notei que a vários circumpontos dentro do meu olho .. a anos procuro respostas . E cada resposta vem perceptíva diferente.. tenha todos um belo dia