Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Transmissão do futuro - HDA Paris

transmissao.futuro

Não importa o quanto você rode pelas estradas de diferentes partes do mundo, uma coisa nunca muda: as torres de transmissão  de energia elétrica, com sua treliça pesada de ferro galvanizado que interferem na paisagem bucólica dos campos e deixam uma moldura bagunçada e suja na cidade.

Essa realidade já está mudando na Itália! Batizado de Dancing with Nature, o projeto do parisiense Hugh Dutton (HDA) foi o campeão numa proposta para encurtar as linhas de transmissão de Roma, proposta pela empresa Terna. O projeto modificou os conceitos de torre de energia, interferindo menos na paisagem e utilizando uma quantidade mínima de material para transmitir alta voltagem.

transmissao.futuro2

A grande sacada da proposta é o design flexível que se curva ao vento, fazendo alusão as árvores. As torres de desenho arrojado e contemporâneo se adaptam às diferentes condições de cada terreno, o que proporciona uma paisagem nada monótona, já que não haverá torres iguais.

Embora o custo da concretização do projeto seja maior em relação aos modelos clássicos, haverá uma economia na transmissão.

No vídeo, representação gráfica dos principais projetos para transmissão de energia elétrica.

Fontes: ArchDaily e HDA Paris

Um comentário:

Adh2BS disse...

Superbe!
Se conselho fosse bom a gente vendia em vez de dar. Mas...
Se você ainda não teve oportunidade de ir, ou de pensar nisso, coloque nas suas metas uma ida a Feira Internacional de Mobiliário e Design que acontece todos os anos em Milão. É uma experiência espetacular em termos de visão de desenho, arte e arquitetura, com tecnologia e novos materiais, inclusive com grande ênfase em material reciclado/reaproveitado.
boa sorte e abração.
Adh2bs