Páginas

domingo, 19 de setembro de 2010

Institut du Monde Arabe (IMA)

O “Instituto do Mundo Árabe” situa-se em Paris e tem como objetivo difundir a cultura dos países Árabes renovando laços com a Europa.

Inserido em uma área de mais de 25.000m², o edifício foi inaugurado em 1987 e abriga um museu, espaços para exibições, uma biblioteca, um centro de documentação, um auditório, um restaurante e oficinas infantis.

Foi projetado pelo francês Jean Nouvel, Gilbert Lezenes e Pierre Soria & Architecture Studio; selecionados em um concurso.

O que mais atrai olhares no prédio é a sua arquitetura moderna, característica de Nouvel. Não é para menos: a obra conta com um jogo de luzes de painéis com diafragma móvel acionado por células fotoelétricas.

A aparência é de mosaicos tradicionais adaptados à arquitetura contemporânea; as janelas são compostos de metal que se dilatam de acordo com as condições de luz exterior. O interior é anfitrião de um efeito de iluminação complexo e incrível, que vaza luz a partir de 30.000 aberturas!!! Devido ao fato da parede cinética estar de frente para o sul, o prédio controla a exposição térmica e a luz interior com um sistema unico.

serpentine_gallery_f_011

Feature0248_16x

institut-du-monde-arabe2

institut-du-monde-arabe

paris-instituto-mundo-arabe-07

 

Fontes: Google Imagens; Wikipedia Language Beta; RAU Unicamp;

2 comentários:

Adh2BS disse...

Olá!
Excepcional o projeto, além de criativo na maneira de controlara a luz! Bela escolha para o post.
Bjão, ótima semana p/ vc.
Adh

Tina disse...

Goste demais do seu blog, tava olhando os outros post, sao muito interessantes. tenho fascinio pela arquitetura, vou recomendá-lo a outros. Parabens. =*