Páginas

sábado, 11 de setembro de 2010

Arquitetura Gótica

         Você encontra mais sobre Arquitetura Gótica NESTE POST                      
   colonia
Com a primeira aparição na França, a Arquitetura Gótica é uma evolução da Arquitetura Romana e surgiu durante as Cruzadas à Terra Santa. Com o intuito de elevar a humanidade aos céus, estando ao lado de Deus, esse estilo durou 400 anos, antes de ceder lugar a Arquitetura Clássica do Renascimento Italiano.
O marco inicial gótico é ilustrado com a construção da Catedral Beauvais que contou com uma agulha de 150metros que acabou por desabar antes de toda construção terminar.
As Catedrais posteriores não desabaram por conta de um artifício muito engenhoso da época que é elemento arquitetônico fundamental do estilo: os arcobotantes.
Arcobotantes são um suporte exterior que permitem tirar o peso da parede de forma a eleva-las a grandes altitudes e decora-las com os enormes vitrais coloridos.
Outros artifícios com a mesma função dos arcobotantes, são os Arcos Ogivais/Cruzados que distribuiam o peso da abóbada.
Outros elementos arquitetônicos góticos são as gárgulas; esculturas; vitrais; abóbadas, coro e transepto elevados
As gárgulas tem a função de escoar as águas da chuva de forma que ela não escorra pelas paredes para não danificar a mesma. No contexto histórico, havia quem acreditava que as gárgulas protegiam as catedrais ganhando vida noturna.
As esculturas, tanto as de formato peculiar igual a gárgulas, quanto as religiosas, adornam os templos expressando a fé do povo, de forma vertical e quase sempre em colunas e portais.
Os vitrais gigantescos permitem a entrada permanente de luz para que, quem lá entrar, sinta-se iluminado por divindades. Eles também são coloridos com rendilhado de barra e contam a história do Antigo Testamento.
As abóbadas, coros e transeptos elevados simbolizam a aproximação humana com o Céu, subentendendo-se que o templo cristão era o único lugar em que o homem poderia chegar mais perto possível de Cristo.
Os ícones da Arquitetura Gótica podem ser encontrados por toda a Europa, sendo os mais importantes a Catedral de Chartres; Bourges; Notre Dame d'Amiens; Saint Denis; Ulm; Abadia de Westminster e Metz
Linha Histórica_
As Cruzadas são tradicionalmente definidas como expedição militar organizada pela Igreja, para combaterem os inimigos do cristianismo e libertarem a Terra Santa (Jerusalém) das mãos desses "infiéis". O movimento vai do século XI até meados do século XIII.
Tendo como base a intensa religiosidade presente na sociedade feudal, a Igreja sempre defendia a participação dos fiéis na Guerra Santa, prometendo a eles recompensas divinas.
De fronte a tal situação e levando em conta o alto poder da Igreja na época, foram construídas a gigantescas catedrais para venerar a Jesus Cristos.
beauvais-inacabada beauvais
Beauvais inacabada e interior.
bourges Bourges, Juizo Final
Bourges e vitral com a passagem “O juízo final”.
Notre dame Amiens2 Notre dame Amiens
Notre-Dame d’Amiens interior e detalhe vertical externo.
Saint Denis Interior St_Denis_transept_south
Saint Denis interior e vitral transepto Norte.
Rosacea N de Chartres
Rosácea Norte da Catedral de Chartres; o vitral com o mais complexo sistema de arcobotantes.



Fontes
Textos e Imagens: Google, Wikipédia, "A história da Arquitetura - Jonathan Glancey"

Um comentário:

Adh2BS disse...

Bom, diante do que vejo aqui, nem sei por onde começar. A arquitetura é uma paixão difícil de explicar, mas vou tentar mesmo assim:
Primeiro, compartilhar o que a gente aprende. É lindo. Então, você aí já fez um golaço!
Segundo: Voltar no tempo e buscar na história esse conhecimento que vai compor o próprio jeito com que a gente vê a "criação do espaço" e o ambiente que vai surgir... Demonstra respeito e sabedoria; 2x0.
Um grande abraço, grato por colocar a gente na sua lista - a recíproca vai acontecer - e uma ótima semana pra você!
Adh