Páginas

sábado, 3 de agosto de 2013

Porque estudar Arquitetura pt.2



Mesmo após ter criado o post PORQUE ESTUDAR ARQUITETURA, ainda é muito grande o número de pessoas que me procuram perguntando quase sempre a mesma coisa.

Estou fazendo este post para sanar as atuais dúvidas que veem lotando minha caixa de email e que eu sempre respondo com o maior prazer!

A pergunta que não quer calar: como é a grade do curso de Arquitetura?
Bem, como eu disse no post pioneiro, a grade varia de universidade a universidade, mas nunca deixa de ser bem ampla e flexível abrangendo quase todas as matérias que você estudou no colegial. A melhor coisa a se fazer é olhar no site da universidade de sua escolha quais as matérias que eles disponibilizam.

Estudante de Arquitetura precisa saber Desenhar?
Não!! Não precisa saber desenhar! Se você souber algumas técnicas e tiver boa relação com o lápis ajuda bastante, mas caso contrário, você não será um péssimo Arquiteto por isso.
Vou deixar claro que há 2 tipos de desenho na Arquitetura: o Técnico e o Artístico. Acreditem: nenhum depende unicamente de dom. O Desenho Técnico, como o próprio nome diz, depende muito da geometria, do compasso, da régua. Nessa matéria é ensinado, basicamente, vistas tridimensionais e normas técnicas de representação para a produção industrial. O Desenho Artístico não tem quase nada de teoria e depende muito da prática. Mesmo você sendo aquele tipo de pessoa que faz cara feia pra desenhar e que admite que só sabe fazer "homem palito", você não terá motivos para não gostar dessa matéria. No geral é ensinado técnicas de desenho (desenhar de ponta cabeça, por exemplo), técnicas de representação (pontilhismo) e técnicas de pintura (aquarela, carvão...). O que pude concluir nessa matéria foi que desenhar não depende de dom, mas sim da prática.

Estudante de Arquitetura precisa gostar de Matemática?
A área de Exatas do curso é enfatizada na Física e não na Matemática, o que pra muitos pode ser motivo de desistência do curso. Até onde estudei só vi a Mecânica - Estática que não é todo esse monstro se o estudante se dedicar à matéria. Fazer inúmeros exercícios ajuda e muito!! 
Então precisa gostar de Física? Não precisa gostar, mas tem que aprender. Na realidade, todo mundo tem esse medo da Física porque nunca compreendeu a dinâmica da matéria na época do colegial. Em Arquitetura a Física é aplicada à lógica do curso, o que a deixa mais compreensível e aturável. Confesso que muitos exercícios não são fáceis, mas é delicioso conseguir executá-los.

Arquiteto ganha bem?
Essa pergunta não tem fundamento. Ser ou não ser bem sucedido vai depender do seu empenho como estudante, um pouco da sorte para ser reconhecido e da área em que você atuar.
Se na sua Carteira de Trabalho conter o cargo "Arquiteto", muito provável você ganhará bem. Se você é o dono do escritório dependerá dos 3 fatores acima. Lembrando que em muitos locais a Carteira de Trabalho é assinada com o cargo de "Projetista", o que rebaixa o seu salário.

Em quais áreas o Arquiteto pode atuar?
Projeto, Obras, Restauração, Revitalização, Patrimônio, Desenho, Paisagismo, Cenografia, Urbanismo, Maquetes, Ergonomia, Design, Vitrinismo, Conforto Termoacústico...
Inúmeras. São muitas áreas mesmo! Depois que você começar o curso vai entender que Arquitetura é uma formação tão ampla que se torna muito difícil haver um local de trabalho em que um Arquiteto não poderia estar interferindo.

O que eu posso fazer enquanto não começo o curso de Arquitetura?
Você pode fazer cursos profissionalizantes como Edificações, Desenho Técnico, AutoCad, SketchUp, Design de Interiores... Ou mesmo ler algum livro da área que mais interessar. Seguem alguns que gostei muito:
"Concepção Estrutural e a Arquitetura" Y.C.P.Rebello - Para a área de Estruturas
"A História da Arte" E.H.Grombich - Linha cronológica da Arte, Arquitetura e Escultura. 
"A História da Arquitetura" J.Glancey - Resumão cronológico sobre a Arquitetura no mundo 
"Morte e Vida de Grandes Cidades" J.Jacobs - Uma visão crítica sobre Urbanismo

Essas são as perguntas que mais venho respondendo.

Se gostou, dá uma CURTIDA no blog ali no cantinho direito superior ou aqui no final da página!

Até a próxima!

2 comentários:

Adh2BS disse...

Prezada Tainá, bem vinda de volta!
Muito legal este post: tenho mais de 30 anos de estrada na nossa profissão e nunca vi uma abordagem tão direta - e completa - do curso. Esclarece e incentiva. Parabéns pela dinâmica, você escreve muito bem.
Abç,
Adh

Adh2BS disse...

Olá!
Feliz 2014!!!
Adh