Páginas

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Como ocorrem as implosões

 PREPARATIVOS


 Antes mesmo de inserir os explosivos em pontos estratégicos, é necessário retirar toda a fiação da edificação e desativar o sistema hidráulico. Para edificações pequenas é aconselhável retirar as telhas antes da demolição. 

 Logo, os explosivos são inseridos nas colunas de sustentação (elas precisam cair para garantir o sucesso da implosão).

 Para evitar que estilhaços voem para a vizinhança, as colunas são embaladas com material antiperfurante. Pelo mesmo motivo, a fachada do prédio recebe uma espécie de rede de contenção, mas mesmo assim é necessário que a vizinhança se ausente e que o entorno fique inacessível durante a implosão.


 DETONAÇÃO

 Os explosivos são acionados a pequenos intervalos. Cada dinamite tem um temporizador que determina em qual momento ele explodirá (0,1 segundo após o início da implosão, 0,2 segundo, 0,3 segundo etc).


 DESABAMENTO

 Para destruir a sustentação do prédio, as explosões começam pelos andares baixos (o que garante a queda do topo) e pela parte central (fazendo paredes caírem para dentro). Isso evita atingir outros prédios.

 Depois de o prédio ruir, o entulho é retirado com escavadeiras. Uma equipe de prestadores de serviços, como vidraceiros, encanadores e eletricistas, fica de prontidão para resolver qualquer dano aos vizinhos.

Lembrando que grandes implosões devem ser feitas em dias de pouco movimento e em horários apropriados, para que de tempo da evacuação do entorno, caso algo dê errado.





IMPLOSÕES FAMOSAS

Um exemplo famoso de implosão que não deu certo é o prédio já abandonado na Turquia. Os explosivos foram direcionados de forma errada, o prédio caiu para o lado e rolou até o prédio vizinho que, por sorte, não teve problemas. O vídeo pode ser visto no Youtube.

Outro exemplo que gerou polêmica foi o prédio do Moinho, no centro de São Paulo. A implosão não colocou abaixo todos os andares, mas o prefeito insistiu em dizer que o objetivo foi atingido e concluiu a ação como bem sucedida e pode ser visto aqui.

O Aladdin Hotel, em Las Vegas, implodido em 1998, é um exemplo de implosão bem sucedida, podendo ser visto aqui no Youtube. Outro exemplo de implosão bem sucedida é recente: o hospital abandonado em Araçatuba, que também pode ser visto aqui.

Um comentário:

Adh2BS disse...

Olá, Tainá!

Interessante o tema, me fez lembrar da implosão de uma antiga ponte no Recife, muitos anos atrás, porque houveram ao menos duas tentativas frustradas, a danada não caía de jeito nenhum. Não lembro como resolveram (se tentaram até ganhar, se demoliram na mão ou se deixaram pra lá...).

Abç,

Adh