Páginas

terça-feira, 15 de maio de 2012

Urbex e Patrimônio Urbano

~ O Urbex e a denúncia do descaso com o Patrimônio Urbano ~

Solvay Coke Gas

O crescimento do urban exploration (ou urbex, como preferirem...) tem se tornado inevitável depois que essa ação perigosa caiu no gosto da mídia. O ato de fotografar edificações abandonadas é uma forma de arte que busca denunciar o descaso governamental e popular para com prédios, casas e outras obras que poderiam estar abrigando quem vive nas ruas.

 

Edifício do século XX - Sé, São Paulo

 

Se pararmos para reparar, vamos nos lembrar que em nossa própria cidade tem muitas edificações esquecidas e em estados calamitosos, na maioria das vezes oferecendo risco a quem vive ao lado ou simplesmente a quem passa em frente. Por algum motivo foram abandonadas e, graças ao desprezo de seus donos, poluem visualmente a rua quando não são usadas de quadro aos pichadores de plantão. 

 

grande-casa_abandonada_rua_pacatuba

 

Lembrando que as políticas brasileiras de preservação, conservação e revitalização de bem edificado visam intervir em obras em certo estado de degradação ou com certo valor histórico/cultural/estético afim de brecar a ação do tempo e dar o devido uso à obra, preservando o passado cultural da população. Além dessa grandiosa ideologia de conservar a história, o ponto principal (e talvez o mais importante) da preservação/conservação/revitalização é justamente aproveitar o espaço edificado. Imagine o quanto economizaríamos de espaço urbano só utilizando essas construções ou mesmo quantas pessoas poderiam sair da rua para morar num prédio que outrora esteve abandonado. Claramente cada edificação abandonada necessita de reformas e muitas necessitam mesmo é de demolição, a questão é que a parte “fantasma” da cidade está cada vez mais presente e notadamente nada tem sido feito.

 

Ruin'Art

 

Cansado de ver Portugal entregue às ruínas, o renomado fotógrafo de arquitetura Gastão de Brito e Silva criou até um blog na tentativa de resgatar a memória de seu país. O Ruin'arte denuncia o desprezo para com várias obras potenciais portuguesas que tiveram sua memória esquecida e hoje adornam o espaço urbano.

Na mesma tentativa de "resgatar o passado dos lugares esquecidos", o site Urbex Brasil reúne diferentes fotógrafos que exibem o seu rico acervo de fotos impactantes.

Exemplos de modelos consagrados do urbex são as Casas Russas que podem ser vistas NESTE POST, a cidade de Chernobyl e (a minha preferida) a mansão Istana Woodneuk, em Singapura.

 

Istana Woodneuk

Fontes: todas as imagens estão vinculadas aos sites de onde foram retiradas.

Um comentário:

Adh2BS disse...

Valeu! Duas vezes.
Este post é muito legal; tenho andado pelo centro de São Paulo, só ali dá pra fazer um álbum e tanto sobre edificações abandonadas ou simplesmente fechadas. Sempre vejo muito potencial em qualquer tipo de construção, imagine nessas nedificações antigas!
Sobre o livro "Gênios e Rivais" vou procurar!
Bjão,
Adh