Uma habitação transportável tem como fundamentais características a portabilidade, facilidade na montagem e desmontagem, resistência à intempéries e fabricação barata.
Passando pelas tendas Tipi dos índios Norte-Americanos, as tendas Yurt na Ásia e as nômades, as habitações transportáveis estão em toda a história da humanidade e foi no uso militar que ganharam mais força.
Durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial foi-se muito utilizado os abrigos transportáveis devido ao desenvolvimento tecnológico.
O pioneiro foi o abrigo criado para militares "Nissen Hut" criado pelo Capitão Nissen.
Nissen Hut
Logo após, o arquiteto alemão Buckminster Fuller desenvolveu uma série de abrigos temporários transportáveis e o primeiro projeto (que nunca saiu do papel) foi o Dymaxion House. Anos mais tarde, com a visão ainda futurista, Fuller desenvolveu a Wichita House (sua montagem poderia ser feita por 6 pessoas em apenas um dia).
Outro arquiteto importante nessa área foi Cedric Price que influenciou muitos outros. Mais focado na flexibilidade e portabilidade, Price desenvolveu o Fun Palace, todo em aço e com pisos, paredes e coberturas móveis. Era completamente adaptável a diferentes usos por ter um layout facilmente alterável.
Wichita House
Fun Palace
Hoje as habitações transportáveis são muito utilizadas como abrigos emergenciais e são de extrema importância como medida paleatiava à aqueles que por algum motivo ficaram sem casa.
Fonte: Dissertação de Mestrado USP
ANDERS, Gustavo Caminati. Abrigos Temporários de Caráter Emergencial. Orientador Alessandro Ventura - São Paulo, 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário